BUSCANDO VASOS CORRETOS PARA O MILAGRE ACONTECER
Queridos leitores, sabemos que tudo que recebemos é pela graça de Deus, a começar pela salvação mediante a fé em Jesus Cristo, só isso já é um grande agir de Deus em nossas vidas, nem poderíamos pedir mais nada após receber tamanha dádiva, porém temos necessidades naturais da vida humana e Deus é tão fiel e amoroso que as supre. " O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus." (Filipenses 4:19)
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto." (2º Reis 4:1 ao 7)
Quero sob um trecho bíblico trazer alguns ensinamentos sobre Deus ter providência para várias áreas de nossas vidas, mas com parâmetros dados por Ele mesmo.
primeiramente veja o texto:
"E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto." (2º Reis 4:1 ao 7)
É um texto muito conhecido e muito ministrados nas igrejas, fala de uma mulher que era esposa de um discípulo da escola de profeta, na época comandada por Eliseu. O marido dessa mulher tinha morrido e a família estava endividada. A Lei dizia que se alguém devia algo a outra pessoa, o credor poderia pegar bens do endividado para que fossem por pagamento da dívida. Caso isso não fosse o bastante para quitar a dívida, o endividado deveria trabalhar para o credor afim de pagar a dívida ou poderiam ser tomados os filhos do endividado para que eles trabalhassem. Era o que estava acontecendo já que o homem tinha morrido e a mulher não ia fazer tais serviços, então os filhos seriam os que pagariam com trabalho. O que nos leva a crer que a dívida que ficou para essa mulher era grande.
Então ela vai consultar o profeta para ele falar com Deus e ter uma direção divina e uma solução do seu problema. Ele pergunta o que ela tem em casa, ela diz que somente um pouco de azeite, que era um azeite grosso, usado para unção, era pouco e nem para vender dava, pois não era comestível, somente servia para ungir.
A partir disso, o profeta manda que ela vá pelo caminho e peça as vizinhas vasilhas, que nada mais eram do que vasos de barros, pois Deus iria refinar aquele azeite para que pudesse ser comestível e usado também como combustível e assim ser atraente para as pessoas comprarem, além de multiplicá-lo para que a venda fosse grande.
Mas aqui entra os parâmetros para estes vasos, pois não poderiam está em qualquer condições.
Os vasos não poderiam está com nada dentro. Vaso nos representa e o azeite representa o Espírito Santo, ou seja, nós devemos nos esvaziar de nós mesmos, de nossos achismos, orgulhos, e etc. Tudo para que possamos ser totalmente cheios do Espírito Santo.
Fora que se o vaso tivesse com algo dentro, ao derramar o azeite, ia se misturar com o elemento que estive ali dentro. Deus não trabalha com mistura, tudo que é fora da Palavra de Deus tem que sair de nossas vidas.
Os vasos não poderia está lascados, quebrados, rachados ou furados, pois ia vazar o azeite, assim nossa vida deve está firme, assim como também não devemos fazer alianças, principalmente em questões espirituais e ministeriais com pessoas com vida cristã esteja quebrada.
Os vasos deveriam ter profundidade, pois se não ia caber pouco azeite dentro e a mulher precisava de muito. Ter vida rasa com Deus ou ter aliança com pessoas rasas em Deus é prejudicial, pois não suprirá o que precisamos para o milagre acontecer. Precisamos ser e ter aliança com pessoas que tenham profundidade na Palavra de Deus, na oração e na conduta cristã correta.
Os vasos deveriam ser muitos, pois grandes necessidades e coisas impossíveis aos olhos naturais, precisam de muita providência e muita ajuda.
Deus tinha prometido para aquela o milagre da providência, ao profeta a revelação do que fazer e que resultaria foi imediata, mas a mulher foi progressiva, já que após o refino e multiplicação do azeite, ela foi até o profeta perguntar o que fazer e ele lhe disse pra vender, pagar a dívida e viver do resto com os filhos, ou seja, a mulher ainda virou uma comerciante.
Não duvide das promessas de Deus na sua vida. "Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1:37)
Apenas creia e faça as coisas nos parâmetros corretos e viva o seu milagre.
Escrito pelo pastor Luis Roldan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário