"Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo." (1 Samuel 17:33-36)
Saul, Rei de Israel, experimentado em guerras, conhecedor do Deus de Israel hesitou. Ofereceu riquezas a quem fosse em seu lugar enfrentar Golias (v.25). Saul não tomou a posição que lhe cabia, não entendeu o seu papel e não confiou no poder do Senhor. Olhou a circunstância e recuou. Tudo bem, isso é normal, acontece conosco em vários momentos de nossa vida. Mas, alem de sua covardia quando olhou para Golias, demonstrou também incredulidade quando olhou para Davi. Saul disse: Não poderás ir pelejar por que é muito moço.
Em nossa vida, quantas vezes se dispôs a fazer algo e muitos te disseram: Não vá porque não é capaz. Ou dizer: não vai conseguir porque não tem experiência. Nossos olhos humanos muitas vezes não enxergam a Deus. Davi, não tinha experiência com guerras, mas tinha experiência com o Senhor. Davi nunca havia lutado com um homem, mas já havia matado um leão e um urso (v.36). Quando Davi se colocou como voluntário a ir contra Golias ele sabia que não seria sua força,ou habilidade que venceria. Davi sabia quem vencia por ele.
Durante meu caminhar tenho visto pessoas confiarem em seus conhecimentos e habilidades e quando se deparam com um gigante, recuam. Enfrentam os obstáculos medindo e comparando com sua força, em alguns casos vencem e entram em exaustão, em outros fracassam e se sentem desmotivados a continuar, e ainda tem aqueles que paralisam frente ao adversário. O Stress é uma das consequências sofridas por aqueles que confiam sempre em suas próprias forças. Todas as nossas batalhas são vencidas por Deus, nossa segurança tem que estar no Senhor. Davi sabia disso, por isso pegou 5 pedrinhas e uma funda e exclamou a Golias: "Tu vens com espada, lança e escudo, porém eu venho a ti em nome do Senhor".
Como você tem enfrentado suas batalhas? De quem tem dependido nas suas dificuldades? Em quem tem confiado quando em tribulações? A bíblia está cheia de exemplos para nossas vidas. Davi nos ensina como enfrentar gigantes. Ele sabia bem que a força não vinha dele. Por isso tamanha confiança e convicção. Assim deve ser conosco. Olhemos para Jesus, entreguemos tudo em suas mãos, vamos sempre em seu Nome e todos os gigantes cairão a nossa frente.
Deus te abençoe.
Leonardo Lima Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário