domingo, 5 de agosto de 2012


O dia de glória do Jumentinho 
Tipo: Esboços para pregar / Autor: Pr. Ricardo Ribeiro

"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta." - Zacarias 9.9 
MATEUS 21 - ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM

1 E, QUANDO se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:
2 Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos.
3 E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor os há de mister; e logo os enviará.
4 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:
5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.
6 E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,
7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.
8 E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.
9 E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!
10 E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este?
11 E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.

INTRODUÇÃO:

Coloco-me na posição daquele jumento, que após toda uma vida de escravo, amarrado e sujo, desprezado e sofredor, de repente observa o quadro de sua vida mudar. Agora o jumentinho vê toda a cidade de Jerusalém na sua frente, o saudando com palmas, com a maior festa de todos os tempos. Qual seria a sua reação?
Certamente, na posição do jumento, ao ver todo aquele reboliço, muitos hoje receberiam toda aquela adoração, esquecendo que as glórias deveriam ser para Jesus Nazareno, e recebendo as glórias de Deus para si.
Deus nos abençoa, mas nunca devemos esquecer que as glórias são, e sempre serão, daquele que nos tirou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.

O PRIMEIRO ESTADO DA JUMENTA

MATEUS
“2 Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos.
5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.”

Observamos nos versículos acima, a situação inicial do jumento. Podemos compará-la com a vida da humanidade antes de se reconciliar com o Criador. Observe:

Jesus inicia o versículo dois com “Ide à aldeia”. Da mesma forma, o ide foi dado aos discípulos. A aldeia representa o mundo, que acorrenta o homem pecador, tornando-o como animal de carga, porém o homem não foi criado para ser animal de carga, e assim encontra dificuldade em carregar o jugo oferecido pelo mundo.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16.15

“Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11.30

O cristão salvo é ordenado por Jesus à ir pelo mundo procurar os perdidos acorrentados, para que os liberte e passem a ser servos (serviçais) de Cristo.

CRISTO RESTAURA A JUMENTA

MATEUS
“2b. desprendei-a, e trazei-mos.
3 E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor os há de mister; e logo os enviará.
6 E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,
7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.”

Jesus Cristo observa o jumento, acorrentado pelo mundo, e com toda autoridade envia seus embaixadores para buscá-la.

“O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.” Colocenses 1.13

O Senhor não precisa justificar, Ele é o dono e pode simplesmente nos resgatar. Assim disseram os discípulos “o Senhor precisa da jumenta”. O Senhor precisa de você!
A vida do jumento muda. De solitária, passa a ter muitos companheiros. De triste, agora passa a ser feliz. De suja, agora ela é limpa e preparada para servir à Cristo. Nós também fomos limpos e preparados: “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.” João 15.3.

Obs: Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa. Assim Jesus teve piedade do jumento, não o separando de sua mãe.

O GRANDE DIA DO JUMENTO

Após toda a preparação, agora o jumentinho está debaixo de Jesus.
Aos seus olhos, ele vê multidões dizendo “hosana ao que vem em nome do Senhor”. Mas, grato e consciente, o jumento reconhece: “Hosana, verdadeiramente, ao meu Senhor, que está acima de mim. Que ele possa ser glorificado, e eu diminuído, para que em seu nome, eu alcance a salvação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário