terça-feira, 2 de outubro de 2012

Examine-se, pois o homem á si mesmo 1ª Co 11/28


A ARROGÂNCIA PRECEDE A RUÍNA


Arrogância, soberba, altivez, orgulho, são sentimentos que caracterizam a falta de humildade e de amor ao próximo. São características ruins e negativas de uma pessoa extremamente egoísta, é uma admiração pelo próprio mérito, excesso de amor-próprio. Esses sentimentos faz  a pessoa ter  atitude superior à solicitada na situação ou momento. Que abusa da autoridade para efetuar um ato com intuito de demonstrar que é melhor ou mais importante que outro.(Dicionário informal.

"Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune." Provérbios. 16:5

Muitos cristãos caiem nesse erro quando se acham mais santos e justos do que os outros. Isso é orgulho da super santidade, e pode levar a pessoa a se tornar arrogante e prepotente. Não estou dizendo que a pessoa não deva se santificar. Pelo contrario, a pessoa tem que se afastar de todo pecado. "Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo."(1 Pedro. 1:16) "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor."(Hebreus.12:14) Estou falando da pessoa que se acha melhor e mais justa e santa do que as demais pessoas e se acha no direito de julgá-las e desprezá-las. Como aquele fariseu. Por mais justos que sejamos não somos melhores que ninguém. Nunca devemos nos esquecer que somos simples criaturas agraciadas por Deus.

" ...Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:"

"Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado."(Lucas. 18, 9-14).

Pessoas assim não cuidam de si próprios porque sempre se acham perfeitas e não veem erros em si mesmos. E por se acharem assim, olham os outros sempre com maus olhos, enxergando somente os erros e defeitos.  Quem age assim é comparado com esse fariseu. Quando a pessoa se acha mais santa que a outra e que seus atos são melhores, isso faz com que o seu coração se eleve, e com isso, ela acha que tem o direito de julgar todos os que não pensam da mesma forma e não faz as mesmas coisas que ela. Quem age assim, se julga sempre melhor e superior às demais. Isto é orgulho, soberba, e é assim que começa a queda espiritual. Ela fica tão cega espiritualmente que não consegue enxergar quando comete um erro.

"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda." Provérbios 16:18

Cego pelo orgulho, Lúcifer é transformado em satanás. "Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.”(Ez. 28:17). Assim acontece com aqueles que têm orgulho de ser santo, e se acham com o direito de julgar igual Deus. Ficam completamente cegos. Aqueles que nos seus corações se acham mais justos do que os outros, têm um conceito maldoso e injusto contra o próximo. Têm sempre maus olhos e são levados a julgar os que não seguem os seus pensamentos e conceitos. Eles não são guiados pela palavra de Deus, mas são guiados por suas próprias regras.

São obstinados e não examinam as escrituras para serem guiados por ela. Às vezes, julgam alguém por algo, mas cometem outros erros piores. Precisamos ter humildade e tolerância para com o nosso próximo, assim como o Senhor Jesus tem para com nós. Sendo Jesus, filho de Deus, não se achava melhor que os demais. Comia com pecadores, e deu exemplo de humildade, quando lavou os pés dos discípulos. E nós quem somos para desprezar os outros só porque não pensam como nós e não têm a mesma fé que a nossa? Jesus nunca desprezou ninguém por mais pecador que fosse.

Veja o que Ele disse: "Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo."(João.8:15). "E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia."(João. 12:48,49).

Se Jesus, sendo santo perfeito, pensou assim, quem somos nós para nos acharmos super santos e querermos ser melhores que o nosso próximo e julgá-lo antes do tempo. "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; " (Fl.2:5-9).

Uma pessoa arrogante e orgulhosa só consegue se libertar desse sentimento se for capaz de reconhecê-lo, pois fica naturalmente camuflado. Dificilmente um orgulhoso reconhecerá que o é. Deus deixar bem claro para o homem uma série de avisos com respeito a esse sentimento.

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias. Quanto ao soberbo e presumido, zombador é seu nome; procede com indignação e arrogância.” Provérbios 21:23,24

" Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria." Provérbios.11:2

"...o que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei" (Sl. 101:5)

"O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.” Provérbios .29:23.

“Emudeçam os lábios mentirosos que falam coisas más com soberba e desprezo contra o justo.”Salmos 31:18

“O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.” Provérbios 8:13

"Eis que eu sou contra ti, ó soberbo, diz o Senhor Deus dos Exércitos; porque veio o teu dia, o tempo em que te hei de castigar". Jeremias 50 31

Paula Ricci

Nenhum comentário:

Postar um comentário