sexta-feira, 22 de julho de 2016

FIQUE DE MÃOS LEVANTADAS!
Ex 17:8-13
Introdução:
O texto que nos lemos nesta noite fala do acontecimento que se deu logo após a saída do povo de Deus da terra do Egito
Era apenas o início da jornada de Israel rumo a terra prometida e a  bíblia diz em Ex 17:1 o texto diz que o povo de Deus se acampou em Refidim
O nome Refidim significarefrigério e descanso, mas não foi isto que aconteceu naquele lugar
Era para ser um acampamento temporário do povo de Deus, um lugar de paz e tranqüilidade,
Mas, se transformou em um lugar de brigas, murmurações e contendas.
A bíblia diz que faltou água para o povo beber e isto causou uma revolta no meio do povo, eles contenderam com Moises,
Mas, Moises orou e Deus fez o milagre! Saiu água da rocha e saciou a sede do povo.
Mas depois de Deus realizar este grande milagre, quando parece que tudo está solucionado, vem o os amalequitas e atacam o povo de Deus Ex 17:8.
ei! Na obra de Deus é assim mesmo! Quando parece que tudo vai bem, que esta dando certo, aparece o inimigo para tentar nos abater.
Onde era pra ser um lugar de descanso começa a ser um lugar de grandes batalhas.
Sabe o que podemos aprender ainda aqui na introdução desta palavra¿
Se você quer fazer a obra de Deus, se você é um obreiro, se você tem um ministério, se você trabalha na obra de Deus, se acostume com isso!
 Se prepare para a uma vida de batalhas!
O inimigo da obra, o diabo, sempre vai se levantar, ele vi usar alguém para te perseguir, para te caluniar, para tentar te abater,
Mas, tem uma coisa se você esta trabalhando fielmente pra Deus, ele sempre estará contigo para te dar a vitoria! O salmista disse:
- Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão; pelo meu Deus salto um muro. 2 Sm 22:30
agora, existe um segredo para vencer as perseguições que vem contra aqueles  que fazem a obra de Deus.
E qual é este segredo¿ permanecer de mãos levantadas! Mas como permanecer de mãos levantadas¿ e o que significa permanecer de mãos levantadas¿ Vejamos então:
1º PARA PERMANECER DE MÃOS LEVANTADAS: NÃO SAIA DA PRESENÇA DE DEUS!
O povo de Israel tinha ficado 430 anos de exílio no Egito, como escravos, eles tinha um exército formado e capacitado.
Não sabiam como lutar, não tinham armas e nem experiências em guerras.
Mas eles tinham o essencial;  DEUS estava com eles. 
Sabe qual é a maior necessidade da igreja dos dias atuais¿ não é das bênçãos de Deus, é de Deus. O Deus das bênçãos é melhor do que as bênçãos de Deus. 
Se Deus não estiver presente em nosso meio nosso culto não tem vida, o louvor não tem unção e a mensagem é morta!
 Pastor espera ai! Deus é onipresente e está em todo lugar ao mesmo tempo! Ei! Você esta confundindo a onipresença de Deus, com a manifestação da presença de Deus.
O Deus onipresente está em toda parte, mas Deus não está em toda parte com a manifestação da sua presença!
Quando Deus manifesta a sua presença isto é algo notório: milagres acontecem, vidas são salvas, crentes são renovadas e há batismo com Espírito Santo. 
Quando Moises estava guiando o povo pelo deserto, Ex 33 ele pediu a presença de Deus com ele, e quando Deus disse que ia envia um anjo diante deles, ele protestou:
- Então Moisés lhe disse: Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui.
Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra;
 Ex 33:15-15.
Moises estava dizendo: - Senhor, sem a tua presença não irei a lugar algum.
Eu vou Não dar nem um passo a menos que tenha certeza de que estás comigo!
Outra coisa! O que nos faz diferentes do mundo, não é paletó e a gravata, não é a saia cumprida, nem a camisa com gola abotoada,
O que faz de nós, um povo um diferente; é a presença de Deus em nosso meio!
Quer fazer a obra de Deus e ter um ministério aprovado¿ busque presença de Deus!
Você pode até não ter diploma de teologia, talvez você não tenha experiência de muitos anos, talvez você não tenha uma boa oratória,
Mas se tem algo que você tem que ter no seu ministério é a presença de Deus ao seu lado.
Se você quer um ministério aprovado abençoado, fique sempre na presença do Senhor!
2º PARA PERMANECER DE MÃOS LEVANTADAS: NUNCA PARE DE ORAR
Os Amalequitas  atacam contra o povo de Deus no deserto, Então Moisés disse a Josué: 
Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. Ex 17:9
Josué fez como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.
Moisés sabia que não adiantaria só ir à luta com força humana,  mas deveria haver intercessão.
Enquanto a batalha foi travada ele sabia que a oração dele, de Arão e Hur seria importante.
Tem lutas em nossa vida que não venceremos somente com a nossa força, a oração é importantíssima,
Pra vencer às vezes as lutas temos que usar a nossa principal arma que é a oração,
Ao invés de reclamar, ao invés de murmurar, ore, ore, ore!
Quem trabalha na obra de Deus tem orar e orar muito! O inimigo sempre vai se levantar contra você, então vença orando!
Até o nosso mestre e salvador Jesus Cristo quando esteve aqui neste mundo usou esta ferramenta poderosa chamada oração,
= Mc 1:35-39 diz que Jesus orou antes de sair para pregar
= Lc 5:15-16 diz que Jesus orou depois da cura do leproso.
= Lc 6:12-13 diz que Jesus passou a noite em oração antes de escolher os seus 12 companheiros de ministério.
= Lc 9:28-29 diz que Jesus orou antes de passar pela a incrível experiência da transfiguração.
Lc 11:1-2 diz que antes de ensinar sobre a oração: Jesus orou, e foi justamente por ver Jesus orar que os discípulos disseram: Senhor ensinas a orar!
= Mt 26:39-44 diz que Jesus orou antes da agonia da cruz.
= Em Jo 17 Jesus orou por todos nós na oração conhecida como oração sacerdotal
Agora se até Jesus por que às vezes eu você queremos fazer obra de Deus sem orar!
Quer pregar¿ ore! Quer cantar¿ ore! Quer ser pastor¿ ore! Quer por as mãos sobre os enfermos, e eles serem curados¿ ore!
E se o inimigo se levantar, faça como Moises suba ao monte da oração
3º  O QUE SIGNIFICA PERMANEÇER DE MÃOS LEVANTADAS¿
Como foi que Moisés e o povo de Israel venceu a batalha contra os Amalequitas?
Moises subiu e começou a orar com as mãos levantadas, a bíblia diz que quando Moises levantava a sua mão, Israel prevalecia;
Mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Isso nos dá um grande ensinamento espiritual.
Quase tudo na vida se faz com as mãos, eu estou pregando com a boca, mas estou segurando o microfone com as mãos,
Quase tudo o que fazemos depende das mãos, e quem não as têm, sabe o quanto as coisas se tornam difíceis sem elas
Quase todas as batalhas são vencidas através das mãos. Podem ser mãos visíveis ou invisíveis, mas elas estão lá.
Erguer as mãos significa muito mais que um simples gesto corporal, é autoridade, é confiança e entrega. Veja o que a bíblia diz sobre isso:
Jesus disse:  - E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou.  Lc 24:50,
= Paulo aconselhou:  - Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.  1 Tm 2:8.
E Salomão fez o mesmo: -  E pôs-se Salomão diante do altar do SENHOR, na presença de toda a congregação de Israel; e estendeu as suas mãos para os céus, 
 E disse: Ó SENHOR Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem em baixo na terra; que guardas a aliança e a beneficência a teus servos que andam com todo o seu coração diante de ti.
 1 Rs 8:22-23.
Então entendemos por muitas passagens bíblicas que o estender as mãos foi usado no passado como um símbolo.
 Já reparou que no culto, na oração,  e nos louvores nós levantamos as mãos, às vezes quando alguém manda e às vezes  até involuntariamente? 
O que espiritualmente falando significa: Levantar as mãos
1º - Reverência:
 Quando nós levantamos nossas mãos estamos reverenciando a Deus. Estamos crendo que ele é tudo para nós. Reverenciar é o mesmo que adorar.
olhe bem irmão! Quando as lutas vierem,  erga as suas mãos e adore ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e verás a mão de dele agindo em teu favor.
2º - Entrega  ou rendendo-se:
Já viu cenas de assalto e reparou que quando o bandido chega com a arma apontada, sem pensar duas vezes a vítima ergue as mãos?

Isso mostra que ela está se entregando ou se rendendo. É isso que você deve fazer em tempos de luta e tribulação.
Creia no poder de Deus, entregue-se nos braços do Senhor pois ele quer cuidar de ti. Com ele nada irá prevalecer contra você e sua família.
 
3º - Confiança:
 Já reparou em uma criança pequena quando sente medo ou percebe algum perigo?
Ela rapidamente ergue os bracinhos e corre para o pai ou a mãe. Isso mostra confiança naquele que é maior e mais forte.
Deus da mesma forma espera que assim façamos. Nos momentos de dificuldade faça  como uma criança dependente do colo da mãe e do pai. 
Confie no Senhor e deixe seus problemas com ele. Pois ele é maior e tem todo o poder para te ajudar e te socorrer.
Mãos abaixadas significam espiritualmente:  Desânimo, MedoMurmuração e Falta de fé mãos levantadas significam:  adorar a Deus, rende-se a ele e confiar somente nele.
- E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.quando Moisés  se cansava e abaixava as mãos, os amalequitas prevaleciam contra Israel.
Mãos erguidasvitória de Israelmãos abaixadas:derrota de Israel, do mesmo jeito que acontece até hoje na vida dos servos de Deus:
Mãos erguidas em oração: vitória garantidamãos abaixadas: derrota certa.
Na verdade mãos abaixadas simbolizam cansaço, fadiga, relaxamento, falta de compromisso, é quase igual a braços cruzados.
A vitória sempre vem de Deus, mas isso não dispensa nossa parte, que é uma vida em comunhão com Ele,
- Sem mãos levantas, sem oração, sem intercessão, sem pedido de socorro estamos todos fritos!
Quando eu e você baixamos no sentindo espiritual quer dizer que perdemos a fé, esperança e a vontade de vencer.
Quando Deus está nos dando a vitória desanimamos e desistimos de lutar.
ei! Não desista!   Se o levante do inimigo é grande, saiba que o Deus que você serve é bem maior.
Quer vencer?
Então erga seus braços e adore ao Senhor, ore interceda pela sua causa. E verás então o teu Deus agindo em teu favor.
 foi assim que o povo de Israel venceu os Amalequitas: Confiando em Deus.
Enquanto, Josué e seus soldados escolhidos, estavam na batalha, Moisés, Arão e Hur estavam intercedendo.
Assim venceram o inimigo; Orando intercedendo, erguendo os braços para o céu.
4º VENCENDO PELA UNIDADE.
Na continuação da história vemos que depois de um determinado tempo Moisés cansou e já não tinha forças para ficar com as mãos levantadas.
Mas nessa hora que a União fez a diferença.
Vendo a necessidade de Moisés, Arão e Hur pegaram um  de um lado e o outro do outro e ergueram as mãos de Moisés ajudando-o a permanecer com as mãos para o alto.
Ninguém vence sozinho: Moises tinha Arão e Hur para ajudá-lo, Elias tinha Eliseu que o ajudava a fazer a obra,
Eliseu depois que substituiu Elias, tinha ao seu lado o seu companheiro Geazi,
E até Jesus, chamou 12 apóstolos para ajudá-lo na sua obra, Jesus não fez a obra de Deus sozinho
Está difícil fazer a obra de Deus? Não faça sozinho! Peça ajuda peça alguém para te auxiliar para estar ao seu lado!
Com o passar do tempo as mãos de Moisés foram ficando mais pesadas, ele já não era nenhum menino, estava idoso e cansado,
Mas a peleja continuava e suas mãos tinham de ficar erguidas. Então Arão e Hur, usando suas inteligências,
Puseram uma pedra debaixo de Moisés para que ele se sentasse nela e ficaram de ambos os lados sustentando as mãos cansadas do bom e velho Moisés,
Até que Josué venceu a batalha e todos os inimigos foram derrotados.
Conclusão:
A obra de Deus é maravilhosa! Fazer a obra de Deus, trabalhar para o Senhor é privilegio é uma bênção!
Mas também é uma batalha constante, o inimigo sempre estará se levantado,
E para vencer temos que ter a presença de Deus ao nosso lado, estar sempre em oração,
Permanecer de mãos levantadas, animado, confiante, adorando sempre a Deus, e nunca querer fazer tudo sozinho,

Confie em Deus e ele te dará a vitoria!

Nenhum comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário