terça-feira, 19 de março de 2013


 O tempo de Deus e não em nosso tempo.

Davi usava a armadura de Deus
Encontramos nos capítulos 16 ao capítulo 31 de 1ª Samuel  descrito a vida de Davi enquanto Saul ainda reinava sobre Israel. Davi já fora ungido por Deus, mas efetivamente Saul ainda era o rei da nação. Nesta lição de hoje queremos meditar sobre o tempo de espera na vida de Davi. Eu gosto de estudar no Manual Bíblico de Halley pois nos dá muitos ensinos que deixam bem claro a situação e circunstância na qual aconteciam os fatos relatados na Bíblia. A arqueologia nos ajuda muito a encontrar informações sobre o passado. Gostaria de incentivar você a adquirir este Manual, e você o encontra nas livrarias evangélicas ai no Brasil, ou pela internet da Editora Vida. Eu não ganho nada com este esclarecimento além do fato de ajudar você a poder encontrar um manual que te ajuda a aprender melhor o assunto. Segundo as informações deste manual, falando sobre 1 Samuel capítulo 17; parece que a primeira permanência de Davi na corte foi apenas temporária e que ele voltou a Belém. Passaram-se alguns anos, e o jovem Davi mudara tanto de aspecto que Saul não o reconheceu, veja nos versículos 55-58.
 
Creio eu que se eu tivesse tido um escudeiro na época, que ele tocava a harpa para mim, com certeza quando esta pessoa volta depois de um tempo reconheceria sua fisionomia. Mas, por algum motivo que a Bíblia não dá esclarecimento, Saul começa a indagar de quem este Davi é filho, quando ele mata o Golias.  Davi sempre tinha a mesma atitude tanto fazia se ele estava em casa, no pasto, ou no palácio; ele sempre se mantinha numa postura de homem de Deus. Falo isto, pois lemos nitidamente ele esclarecendo ao rei Saul que ele iria enfrentar o Golias em nome de Deus. Davi responde ao rei que enquanto ele estava no pasto cuidando das ovelhas, Deus o protegeu. Deus o deu sabedoria como lutar com o leão e o urso e o incircunciso filisteu eram para Davi um oponente ao qual ele enfrentava na força que Deus lhe dava; e também veremos que durante todos os anos que Saul persegue Davi ele age da mesma forma.
Socó, onde Golias estava acampado, ficava quase 23 km ao oeste de Belém. Golias media quase três metros de altura. Sua armadura pesava cerca de 54kg. Só a ponta metálica de sua lança era quase 7kg. A disposição de Davi lutar contra Golias com o uso de um simples cajado e uma funda demonstrava coragem sem precedente e admirável confiança em Deus. A vitória de Davi emocionou a nação inteira. Tornou-se genro do rei, comandante dos exércitos e popularíssimo herói nacional.
1 Samuel 18-20 encontramos descrito a inveja de Saul. A popularidade indispôs Saul contra ele. Saul tentou matar Davi repetidas vezes. Davi se evadiu e durante muitos anos viveu como fugitivo nas montanhas e no deserto. Se, tentarmos entender os planos de Deus nesta época da vida de Davi, fica difícil de compreender os planos de Deus. Para nós que lemos a história vemos que na época de Deus tudo se esclareceu; mas, por muitos anos Davi apesar de ser ungido de Deus como o rei de Israel, ele foi obrigado a se esconder no deserto e nas montanhas. Humanamente isto não fez sentido na época e nem hoje. Mas, Deus tinha um plano sim. E a Bíblia nos relata que Davi manteve sua postura de homem de Deus mesmo nesta época. Ao enfrentar o gigante, como quando perseguido pelo rei; que na verdade agora já era seu próprio sogro, ele se comportava como homem de Deus. Lemos que seu cunhado era seu amigo, o Jônatas, e este o apoiava.
Capítulos 21 ao capítulos 27 lemos como Davi fugia da presença do rei Saul.  Lemos uma interessante passagem no capítulo 24 onde Davi poderia ter se vingado, e matado a Saul. Naquela época, como provavelmente em qualquer época cada qual que tivesse fugido tanto tempo do rei pelo fato que o perseguia para matar; teria se vingado e acabado com a vida de Saul. Vemos porém que a atitude de Davi foi diferente. Vamos analisar os versos aqui.
1 Sm. 24: 1-8
1 E SUCEDEU que, voltando Saul de perseguir os filisteus, anunciaram-lhe, dizendo: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi.
2 Então tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi em busca de Davi e dos seus homens, até sobre os cumes das penhas das cabras montesas.
3 E chegou a uns currais de ovelhas no caminho, onde estava uma caverna; e entrou nela Saul, a cobrir seus pés; e Davi e os seus homens estavam nos fundos da caverna.
4 Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia, do qual o Senhor te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul.
5 Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul.
6 E disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do Senhor.
7 E com estas palavras Davi conteve os seus homens, e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; e Saul se levantou da caverna, e prosseguiu o seu caminho.
8 Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou.
 
Se em algum lugar está descrito a atitude de um homem segundo o coração de Deus, está ai nesta passagem. Davi podia ter pensado conforme os homens que estavam com ele; que diziam: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. Mas, Davi não agiu assim. Ele apenas corta a orla do manto de Saul, e diz: “O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do Senhor.”
Vamos aprender com Davi a nos posicionar como Deus nos ensina; tanto faz qual a situação que enfrentamos; podemos ter a mesma atitude que Davi teve. Se Deus é por nós quem será contra nós?  Ro. 8:31 – “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Quero encorajar a todos a sermos igual Davi, ele tinha seus erros sim, mas de forma geral sempre agia de acordo com a vontade de Deus. Sejamos homens e mulheres segundo o coração de Deus.
Mais alguns versículos para sua meditação nesta semana:
Sl. 89:35: “Uma vez jurei pela minha santidade que não mentirei a Davi.”
Sl. 89:49: “Senhor, onde estão as tuas antigas benignidades que juraste a Davi pela tua verdade?”
Sl. 122:5: “Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi.”
Sl. 132:1: “LEMBRA-TE, Senhor, de Davi, e de todas as suas aflições.”
Sl. 132:10: “Por amor de Davi, teu servo, não faças virar o rosto do teu ungido.”
Sl. 132:11: “O Senhor jurou com verdade a Davi, e não se apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono.”
Sl. 132:17: “Ali farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido.”
Sl. 144:10:  “A ti, que dás a salvação aos reis, e que livras a Davi, teu servo, da espada maligna.”
Que Deus lhe abençoe, a paz do Senhor Jesus,
Sua professora Miss. Antonina Penner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário