segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A Fórmula Da Verdadeira Transformação
Tipo: Estudos bíblicos / Autor: Pr. Carlos Ribeiro



A Fórmula Da Verdadeira Transformação

Texto Básico: 2 Crônicas 33:1-20

"Tinha Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém. E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme às abominações dos gentios que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel. Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha derrubado; e levantou altares aos Baalins, e fez bosques, e prostrou-se diante de todo o exército dos céus, e o serviu. E edificou altares na casa do SENHOR, da qual o SENHOR tinha falado: Em Jerusalém estará o meu nome eternamente. Edificou altares a todo o exército dos céus, em ambos os átrios da casa do SENHOR. Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira. Também pôs uma imagem de escultura do ídolo que tinha feito, na casa de Deus, da qual Deus tinha falado a Davi e a Salomão seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre. E nunca mais removerei o pé de Israel da terra que destinei a vossos pais; contanto que tenham cuidado de fazer tudo o que eu lhes ordenei, conforme a toda a lei, e estatutos, e juízos, dados pela mão de Moisés. E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel. E falou o SENHOR a Manassés e ao seu povo, porém não 
deram ouvidos. Assim o SENHOR trouxe sobre eles os capitães do exército do rei da Assíria, os quais prenderam a Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias, o levaram para babilônia. E ele, angustiado, orou deveras ao SENHOR seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; E fez-lhe oração, e Deus se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o SENHOR era Deus. E depois disto edificou o muro de fora da cidade de Davi, ao ocidente de Giom, no vale, e à entrada da porta do peixe, e ao redor de Ofel, e o levantou muito alto; também pôs capitães de guerra em todas as cidades fortificadas de Judá. E tirou da casa do SENHOR os deuses estranhos e o ídolo, como também todos os altares que tinha edificado no monte da casa do SENHOR, e em Jerusalém, e os lançou fora da cidade. E reparou o altar do SENHOR e ofereceu sobre ele sacrifícios de ofertas pacíficas e de louvor; e ordenou a Judá que servisse ao SENHOR Deus de Israel. Contudo o povo ainda sacrificava nos altos, mas somente ao SENHOR seu Deus. O restante dos atos de Manassés, e a sua oração ao seu Deus, e as palavras dos videntes que lhe falaram no nome do SENHOR Deus de Israel, eis que estão nas crônicas dos reis de Israel. E a sua oração, e como Deus se aplacou para com ele, e todo o seu pecado, e a sua transgressão, e os lugares onde edificou altos, e pôs bosques e imagens de escultura, antes que se humilhasse, eis que estão escritos nos livros 
dos videntes. E dormiu Manassés com seus pais, e o sepultaram em sua casa. Amom, seu filho, reinou em seu lugar."

Introdução:

Todo mundo já experimentou uma hora em que deseja ardentemente ter sua vida transformada. Certamente eu também já passei por esses momentos. 

Isso acontece principalmente quando as coisas estão fugindo da direção que imaginamos: quando nossos planos começam a dar errado.

A grande verdade é que ninguém quer ouvir falar em transformação quando as coisas estão sindo de acordo com aquilo que lhes traz prazer ou algum outro tipo de vantagem.

Deve ser por isso que é tão difícil pregar o Evangelho em palácios e é tão fácil pregar em presídios, hospitais e outros locais de sofrimento.

O texto básico desta pregação mostra um homem que tinha tudo para dar certo, mas em vez de seguir o exemplo do pai Ezequias, optou pelo caminho da facilidade.

É assim com todo mundo: o caminho para o sucesso parece ser produzido por atitudes contrárias ao padrão de Deus: CORRUPÇÃO, IDOLATRIA, FEITIÇARIA, TRAPAÇAS, MENTIRAS, GOLPES, SEDUÇÃO, VIOLÊNCIA e outras.

O padrão de Deus parece sempre ser um caminho de dificuldade. 

A MAIORIA DAS PESSOAS QUE VAGUEIAM PELO MUNDO DA RIQUEZA E DA FAMA chegou até ali passando pelo caminho fácil.

Com Manassés foi assim: começou a reinar com 12 anos de idade e escolheu o aminho do paganismo. Quero acreditar que suas atitudes iniciais foram agradando o povo (o povo tem uma incrível tendência a se inclinar para as atitudes que desagradam a Deus).

1. QUEM ANDA FORA DA DIREÇÃO DE DEUS PREPARA ARMADILHA PARA SI MESMO.

A. No versículo 10 vemos que o Senhor, em sua santa fidelidade, ainda avisa antes que a consequência dos erros acumulados se manifeste. FELIZ É O HOMEM QUE OUVE A ADVERTÊNCIA DE DEUS. (ler Hebreus 3.15)

B. Mas Manassés não deu ouvidos (acontece com a maioria das pessoas). No versículo 11 vamos ver a consequência atingindo o povo.

2. DEUS SEMPRE DÁ CHANCE PARA O ARREPENDIMENTO.

A. No versículo 12 vemos o primeiro passo da TRANSFORMAÇÃO DE Manassés (agora podemos compreender porque um rei que começou de forma tão reprovável conseguiu se manter no poder durante 55 anos);

B. No versículo 13 vemos que a oração gera em Deus uma reação favorável, mas isso é apenas o começo. A grande diferença entre REMORSO e ARREPENDIMENTO é que o remorso termina em uma oração e o ARREPENDIMENTO prossegue através de atitudes reparadoras;

C. A TRANSFORMAÇÃO é fruto dessas atitudes. Nos versículos 14 a 16 vemos Manassés rompendo com as alianças impróprias e restabelecendo as alianças apropriadas conforme fazia seu pai Ezequias.

3. MUITOS DOS ERROS COMETIDOS NÃO PODEM SER CONSERTADOS.

A. O versículo 17 mostra que o povo ficou tão contaminado pela idolatria implantada por Manassés que não lhe foi possível extingui-la.

B. Pior que isso: Manassés havia sacrificado filhos aos demônios e isso ele jamais conseguiria consertar.

C. Nos versículos 21 e 22 vemos que seu filho Amom, mesmo tendo 22 anos, tinha sido terrivelmente influenciado pelos tempos de erro do pai. 

CONCLUSÃO:

Em Gálatas 6.7 está escrito: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará."

Aprendemos com Manassés que nossos erros do passado deixam marcas que teremos que suportar. Deus, por sua fidelidade, não pode nos poupar das consequências dos erros; MAS PODE AMENIZAR SEUS EFEITOS.

Deus vai nos ensinar a semear sementes boas para que em breve tempo possamos colher frutos bons.

Quem entrega a Deus os rumos de sua vida, recebe as orientações para saber lidar com as cargas. 

Enquanto caminharmos na direção agradável a Deus, ele nos dá a saída para cada momento de dificuldade.

Mas, ATENÇÃO: ACEITAR A JESUS É SOMENTE O PRIMEIRO PASSO PARA TER A VIDA TRANSFORMADA.

Não haverá transformação conduzida pela própria pessoa. 

A transformação conduzida por Deus nos leva a tomar atitudes compatíveis com a SUA VONTADE. 

É aí que a transformação vai produzir efeitos positivos em nossas vidas.



Compartilhe no Facebook

Escrito por:
 Pr. Carlos Ribeiro (Maiores informações no final da página) 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário