segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O Poder Da Bênção Proferida
Tipo: Estudos bíblicos / Autor: Pr. Carlos Ribeiro



O Poder Da Bênção Proferida

Texto: Gênesis 27:4-39
"E faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; para que minha alma te abençoe, antes que morra. E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú. E foi Esaú ao campo para apanhar a caça que havia de trazer. Então falou Rebeca a Jacó seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú teu irmão, dizendo: Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face do SENHOR, antes da minha morte. Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te mando: Vai agora ao rebanho, e traze-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta;
E levá-lo-ás a teu pai, para que o coma; para que te abençoe antes da sua morte. Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é homem cabeludo, e eu homem liso; Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção. E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos. E foi, e tomou-os, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pai gostava. Depois tomou Rebeca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor; E com as peles dos cabritos cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço; E deu o guisado saboroso e o pão que tinha preparado, na mão de Jacó seu filho. E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho? E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe. Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o SENHOR teu Deus a mandou ao meu encontro. E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não. Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú. E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o. E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou. Então disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu. E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu. E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o SENHOR abençoou; Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem. E aconteceu que, acabando Isaque de abençoar a Jacó, apenas Jacó acabava de sair da presença de Isaque seu pai, veio Esaú, seu irmão, da sua caça; E fez também ele um guisado saboroso, e trouxe-o a seu pai; e disse a seu pai: Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, para que me abençoe a tua alma. E disse-lhe Isaque seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito Esaú. Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito. Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção. Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? A minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha bênção. E perguntou: Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção? Então respondeu Isaque a Esaú dizendo: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido; que te farei, pois, agora, meu filho? E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou. Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus."

INTRODUÇÃO:

Há alguns comportamentos adotados neste episódio que eu jamais vou conseguir entender. Por exemplo: 

A. A mulher mais nobre de toda a antropologia, que chega ao ponto de ser a referência da Igreja (a noiva eterna) faz uso sa mentira para conseguir seu objetivo;

B. O homem mais santo da história, a ponto de ser comparado a Jesus (o noivo eterno), ficou cego para distinguir a diferença entre um filho e outro.

Mas há aspectos que eu sempre entendi bem entendido e parece que o povo que me rodeia não entendeu (ou tem medo de assumir algumas verdades).

1. A BÊNÇÃO DO PAI JAMAIS PODERIA SER DESPREZADA.

A. Talvez a explicação lógica para todo tipo de artimanha aplicado por Jacó a fim de receber a bênção de Isaque é porque Jacó e sua mãe, os dois entendiam que a bênção do homem é fundamental para o sucesso de qualquer pessoa.

B. Esaú também sabia da importância da bênção, mas, num momento de fraqueza, achou que poderia trocá-la por um benefício mais imediato. Provavelmente ele achou que o acordo feito com o insignificante irmão seriam anulados a qualquer momento. 

C. Bênção de verdade tem que ser acompanhada de DOTES. Bênção não combina com mesquinharia (talvez isso explique por que as pessoas prefiram dizer DEUS TE ABENÇOE).


2. A BÊNÇÃO DE DEUS É UNIVERSAL E ABERTA, MAS A BÊNÇÃO DO HOMEM É ESPECÍFICA E ENDEREÇADA.

A. Em Ezequiel 33.13-21 ... ..."Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar a iniqüidade, não virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá.
Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e justiça,
Restituindo esse ímpio o penhor, indenizando o que furtou, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniqüidade, certamente viverá, não morrerá.
De todos os seus pecados que cometeu não se terá memória contra ele; juízo e justiça fez, certamente viverá.
Todavia os filhos do teu povo dizem: Não é justo o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é justo.
Desviando-se o justo da sua justiça, e praticando iniqüidade, morrerá nela.
E, convertendo-se o ímpio da sua impiedade, e praticando juízo e justiça, ele viverá por eles.
Todavia, vós dizeis: Não é justo o caminho do Senhor; julgar-vos-ei a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel.". 

No texto de Ezequiel podemos nos aproximar de entender como funciona a bênção de Deus para cada pessoa.

A bênção de Deus está mais vinculada ao ARREPENDIMENTO do que ao próprio bom comportamento e a maldição de Deus está muito mais ligada à PERSEVERANÇA do que ao bom comportamento.

B. Em Atos 10, vamos que Pedro por sua convicção humana não aprovava a ideia de abençoar a casa de Cornélio, mas no versículo 15 vemos Deus advertindo-o (Deus conhecia o coração de Cornélio); 

C. Bênção genérica só vale para quem pode bancar (só Deus tem poder para garantir a bênção). A bênção proferida por um homem só tem alcance até onde ele possa cobrir. 


3. UMA BÊNÇÃO PROFERIDA É INDISPENSÁVEL PARA O SUCESSO.

A. A bênção de Esaú parecia ser tão natural (por ele ser oficialmente o primogênito) que descuidou do direito de pedir ao seu superior espiritual que PROFERISSE. 

B. Bênção implícita realmente tem valor, mas quando ela é proferida, o valor se torna incomparável. Jacó não podia revogar. 

C. Quando um homem PROFERE a bênção sobre um "filho", o que ele está dizendo é que está disposto a liberar os recursos necessários para a missão a qual está abençoando. Confira em Neemias 2.2-9 e veja que o rei não apenas enviou como dotou Neemias de todos os recursos necessários. Em Atos 1.4,5, vemos que o rei também teve o cuidado de dotar seus ENVIADOS para que a bênção tivesse valor. 


CONCLUSÃO:

Eu percebo 3 possibilidades para explicar por que as autoridades espirituais que conheço teimem em dizer DEUS TE ABENÇOE ao invés de EU TE ABENÇOO.

A. Avareza - não querem assumir compromisso com os seus subordinados espirituais.

B. Ignorância - não sabiam até hoje da obrigação de abençoar.

C. Estupidez - é como se lá no fundo do coração quisessem na verdade AMALDIÇOAR, mas como não conseguem, transferem a responsabilidade para Deus.

Nas 3 possibilidades, esta pregação pode ajudar o segundo caso (da ignorância), mesmo assim o "pai" precisa reconhecer que errou por ignorância, confessar e se ARREPENDER.

Mas nos 3 casos a pregação pode mudar a história se os FILHOS aprenderem alguma coisa com Jacó.

D. Jacó lutou com todas as suas forças, mas não abriu mão de ouvir seu pai dizer EU TE ABENÇOO.

E. Jacó era tão bom nisso que, em outra ocasião, ele se atracou com o anjo e disse: NÃO TE DEIXO IR ENQUANTO NÃO ME ABENÇOARES. 



Compartilhe no Facebook

Escrito por:
 Pr. Carlos Ribeiro (Maiores informações no final da página) 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário